MUNICÍPIO DE PRESIDENTE BERNARDES - PORTAL OFICIAL DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, CIDADE

ISSQN ou ISS

Versão para celular

O imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN ou ISS) é um imposto brasileiro. É um imposto municipal, ou seja, somente os municípios têm competência para instituí-lo (Art.156, IV, da Constituição Federal). A única exceção é o Distrito Federal, unidade da federação que tem as mesmas atribuições dos Estados e dos municípios.


O ISSQN tem como fato gerador a prestação (por empresa ou profissional autônomo) de serviços descritos na lista de serviços da Lei Complementar nº 116 (de 31 de julho de 2003).


Como regra geral, o ISSQN é recolhido ao município em que se encontra o estabelecimento do prestador. O recolhimento somente é feito ao município no qual o serviço foi prestado (ver o artigo 3º da lei complementar citada) no caso de serviços caracterizados por sua realização no estabelecimento do cliente (tomador), por exemplo: limpeza de imóveis, segurança, construção civil, fornecimento de mão-de-obra.


 Os contribuintes do imposto são as empresas ou profissionais autônomos que prestam o serviço tributável, mas os municípios e o Distrito Federal podem atribuir às empresas ou indivíduos que tomam os serviços a responsabilidade pelo recolhimento do imposto.


 A alíquota utilizada é variável de um município para outro.


A União, através da lei complementar citada, fixou alíquota máxima de 5% (cinco por cento) para todos os serviços. A alíquota mínima é de 2% (dois por cento), conforme o artigo 88, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Federal.


A base de cálculo é o preço do serviço prestado.


A função do ISSQN é predominantemente fiscal.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


PARA DOWNLOAD:




Avaliação da notícia:
PessimoRuimBomÓtimoExcelente
total de votos:

Nenhum comentário cadastrado no momento!
 

Pesquisar

Contato

Imprimir esta página

Copyright © Prefeitura Municipal - Todos os Direitos Reservados