PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE BERNARDES
FECHAR

ITESP E PREFEITURA MUNICIPAL OFERECEM CURSO DE CAPACITAÇÃO

Créditos:

Os três dias de curso foi realizado na Escola do Assentamento Rodeio aqui de Presidente Bernardes. Todas as merendeiras das escolas municipais, 13 participantes no total, participaram da capacitação. O curso foi uma parceria do ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) com a Prefeitura Municipal para apresentar ao município alimentos que podem ser feitos através dos produtos produzidos na agricultura familiar. Além das merendeiras, as assentadas também puderam fazer o curso.

Segundo a analista de desenvolvimento agrário do ITESP, Eliana Ribeiro, os principais objetivos foram fortalecer a parceria com a prefeitura e despertar o interesse na merenda escolar pela escolha dos produtos cultivados pelos produtores rurais dos assentamentos. “Nós temos muitos alimentos produzidos em nossa região que podem ser aproveitados, mas uma coisa é falar sobre esses alimentos, outra é apresentar em formas de receitas. Sentimos que esse curso foi muito interessante e houve bastante interesse por parte das funcionárias”.

Os principais alimentos apresentados foram mandioca, banana e leite. Desses três alimentos, uma variedade de resultados. “Aprendemos muitas receitas, que se não tivéssemos feito esse curso, talvez nunca saberíamos. Nós aprendemos a fazer mandioca gratinada com ricota, Nhoque de mandioca, farofa da casca da banana, biomassa de banana, lasanha de mandioca, queijo fresco, ricota, variedades de iogurtes, risoto de banana, enfim, nós aprendemos muito, pra mim foi muito proveitoso”, diz Julita dos Santos- merendeira da escola Luís Alberto Duarte. 

 


Compartilhe: